quarta-feira, 10 de julho de 2013

A importância de um bom layout

O primeiro passo para melhorar um blog é cuidar do layout. Você não vê blogs grandes com florzinhas para todo o lado e milhares de banners piscantes. É como vender bala no sinal. Tem os vendedores que se vestem com trapos, e tem os vendedores que se vestem bem. De quem você prefere comprar bala? *
Resolvi fazer esse post pra esclarecer melhor como é importante ter um bom layout se você quer ir mais adiante com o seu blog, profissionalizá-lo mesmo e claro, vender meu peixe, hehe. Antes de tudo acho importante você escolher teprimeiro um logo (logo ou logotipo, LOGOMARCA não existe, ta?), já que assim você pode desenvolver até mesmo um layout mais simples.
Aliás, esse é um outro ponto super importante: menos é mais! Convenhamos, ninguém merece aquele layout cheio de informações onde você não cosegue localizar os assuntos, nem mesmo voltar pro início. Na dúvida, opte por layout simples, clean, de fácil navegação, prefira organizar os assuntos de forma clara e simples, com certeza isso prede muito mais o leitor. Um layout simples e clean não quer dizer um layout sem graça, entendam.
Outra dica é que o ideal é fazer uma logo que tenha a sua cara, a cara do seu público e que transmita a personalidade e o conteúdo que você vai colocar ali. Não é bom ficar mudando toda a identidade da logo/personagem toda vez que você muda de layout. . A gente tem um layout, logo, um espaço com a nossa cara. Quando a gente decide mudar, alguma coisa tem que continuar a mesma, pois se mudarmos TUDO as pessoas vão entrar e pensar: ?????? ONDE TO???
Eu sempre recomendo manter alguma coisa, mesmo se você estiver trocando de logo. Mantenha o estilo, a cor, a fonte, um símbolo, qualquer coisa! Pelo menos assim os leitores vão conseguir se encontrar no blog novo.*
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES*:
  • Mantenha o layout simples e clean. Na dúvida, prefira menos elementos. Você já viu algum site/blog famoso cheio de gifs e firulas piscando por todo lado? Muito pelo contrário. Se você está na busca por um layout grátis e não acha nada legal, prefira um mais branco, simples e chic.
  • O leitor é preguiçoso. Tem gente que parece que esconde os botões das mídias sociais. A gente tenta compartilhar o post mas tem que desvendar ONDE está o botão. Daí sinceramente a gente desanima de compartilhar. Mantenha os botões de twitter, facebook, etc BEM visíveis. E se você ainda não tem esses botões está na hora de arrumar fya, por que isso é muito necessário.
    Outro ponto sobre leitor preguiçoso é que alguns jeitos de compartilhar/comentar exigem que você logue em 3289748293 lugares e dê 328748293 clicks. Outros você consegue fazer tudo com 1 click apenas. Eu sempre tento comentar nos blogs das meninas mas quando eu clico pra comentar e vejo que vou ter que enfrentar uma maratona de clicks, desisto.
    Se você não sabe resolver isso, pesquise no google outros jeitos. Eu infelizmente não sei resolver pois a Ju que programou o layout para mim fez tudo. Se você não achar a resposta no google, considere contratar alguém.
  • Se inspire em blogs que você gosta. Observe layouts de blogs famosos ou que você gosta e pegue idéias para o seu. Mas cuidado. Copiar elementos é muito feio. Quando eu digo se INSPIRAR é olhar os elementos que a pessoa usa, como ela organiza as coisas, que tipo de cores/quantas cores ela usa, e procure tirar idéias disso.
Pra quem não sabe, eu trabalho com o desenvolvimento de layout para, especialmente, blogs femininos. Se quiser conhecer meu trabalho e solicitar um orçamento (trabalho com tabela de pacotes com preços já definidos), basta acessar meu portfólio online
Se tiverem alguma dúvida sobre layouts ou qualquer assunto relacionado, podem me perguntar por email ou através do meu ASK, que responderei sem problemas!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos e comentem muitoo!